Grupo de Estudo


    Ministrado por Luciana Haddad (Nana)
Tema: Práticas da infância: Imaginar e Criar
Proposta do Encontro: O grupo de estudo terá como objetivo suscitar o interesse nos estudos da área da Educação, criatividade e imaginação, bem como favorecer a circulação e troca de novos conhecimentos acerca desse tema, que será facilitado pela pesquisadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep Luciana Haddad Ferreira (Nana). Os encontros acontecerão quinzenalmente nos meses de março, abril, maio e junho, com 2h de duração, totalizando 14h presenciais. Planeja-se momento de diálogo e interlocução acerca das práticas sensíveis e integradoras na infância, discutindo as particularidades do tempo e espaço da escola que se propõe a aliar, de forma bastante intensa, a apropriação cultural, a educação dos sentidos e o oferecimento dos cuidados necessários para o bom desenvolvimento (físico, cognitivo e afetivo). Tais aproximações e reflexões acontecerão por meio da leitura e discussão da obra “Imaginação e criação na infância”, de Lev Semenovich Vigotski. Ao longo dos encontros, faremos a leitura compartilhada do livro, num movimento de estudo das palavras e contextos que o autor apresenta. Também serão propostas experimentações que levem à percepção da criação e imaginação a partir de fatos cotidianos. Voltando o olhar para os pequenos desafios do desenvolvimento da criança, evidencia-se que os processos de criação e imaginação são fortalecidos na busca por alternativas de trabalho e formação que prezam pela descoberta dos elementos naturais, pela percepção dos próprios sentidos e pelo exercício diário de convivência em grupo.
Carga horária: 14h presenciais
Público alvo: professores, coordenadores, diretores de escola, estudantes de pedagogia, bibliotecários, formadores de leitores e interessados no tema.
Conteúdo programático:

Discutir o conceito de criatividade e imaginação a partir das contribuições teóricas de L. S. Vigotski e seus seguidores, contrastando tal perspectiva com outras abordagens do campo da Arte e Educação também presentes no campo educacional.
Relacionar aspectos centrais da teoria estudada com as concepções contemporâneas de infância e Educação.
Compreender quais as funções da criatividade e da imaginação num processo de ensino escolar e no desenvolvimento humano de forma mais ampla.
Apresentar estratégias para reflexão acerca da criação no trabalho do professor: desenvolvimento de projetos autorais como essência da atuação profissional.
Discutir estratégias e partilhar momentos vividos que auxiliem na criação e ampliação de repertório pessoal, de modo a orientar uma atuação mais sensível e reflexiva em sala de aula. Cronograma: 19 de março – Roda de Conversa Inaugural (Gratuita) (19h30 às 21h30) 02 de abril – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) 16 de abril – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) 07 de maio – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) 21 de maio – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) 04 de junho – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) 18 de junho – Grupo de estudos (19h30 às 21h30) Valor do Investimento: R$ 270,00 (duzentos e setenta reais) por participante, dividido em três pagamentos mensais de R$ 90,00 (noventa reais). Mínimo de 12 inscritos pagantes. Condições de pagamento: Três parcelas, no último dia útil dos meses de abril, maio e junho. Observação: A solicitação é de aquisição do livro estudado por todas as participantes. Nenhum material ou despesa incluídos na proposta, além dos serviços educacionais.

Indique a um amigo
Fotos
Nenhuma foto disponível